A Onisciência da Autoridade
Por Claudia Nunes
Segundo os dicionários a palavra onisciência é usada para designar saber absoluto; conhecimento de tudo. E o significado de autoridade é a força moral e física que impõem direitos e obrigações entre os homens. Ela está nos diversos planos sociais, como a família, a cidade, o Estado, a Igreja etc.
O problema é quando o sujeito destes dois adjetivos combina de arbitrar “exoticamente” saindo do contexto e abusando de outrem. Ai sai de baixo que é imposição descabida...
Muita gente pensa que autoridade é desmando, ou melhor, mandar a sua lei independente dos direitos do próximo. Ninguém detém uma moral correta, para cada um o certo e errado depende do contexto. Daí a o termo onisciência da autoridade, que a meu ver, encaixa-se perfeitamente nas relações humanas onde quem tem mais, manda no que tem menos, desvalorizando-o.
Adoro quando alguém que passa uma suposta prepotência solta a clássica: Você sabe com quem está falando? Morro de rir quando ouço e minha vontade é de ser desrespeitosa que nem esse tipo de indivíduo e responder, sei, você é um ser humano igual a todos os outros que vai apodrecer que nem todo mundo debaixo de sete palmos sem regalias.
Só Deus possui o atributo da onisciência e concluo que no mundo de hoje ninguém tem autoridade para cometer tantos desatinos na humanidade.
Somos iguais política e religiosamente. Estamos sob as mesmas leis que regem o Universo e a sociedade. Cargo e dinheiro não podem absolutamente contradizer esses termos.
Comentários