Porque tem gente com a pele seca?
Por Dra. Shirley de Campos
Definição
A pele seca é causada principalmente pela eliminação dos óleos naturais da pele, resultante de banhos e do uso excessivo de sabão. Os climas secos pioram o problema, tais como o clima de inverno ("prurido de inverno") e é menos comum nos adolescentes porque suas glândulas sebáceas são mais ativas.
A pele seca, áspera e com bolinhas na parte posterior dos braços é chamada queratose pilaris. Os pontos secos e pálidos na face são chamados ptiríase alba. Ambas são complicações por esfregar a pele seca com sabão. É comum que haja coceira nas áreas secas e este é o principal sintoma da pele seca.
A pele rachada ocorre com mais freqüência nas solas dos pés, especialmente nos calcanhares e nos dedões do pé (chamada dermatose plantar juvenil). As rachaduras profundas são dolorosas e sangram periodicamente. A principal causa é o uso de sapatos e meias úmidas ou por nadar muito.
As rachaduras também podem se formar nas mãos das pessoas que lavam pratos freqüentemente ou que chupam o polegar. As pessoas que têm o hábito de passar a língua nos lábios podem ter os lábios rachados, cuja causa também pode ser a exposição excessiva ao sol ou ao vento.
Cuidados em casa
Cuidados em Casa
1. Sabão e banhos
Se a pessoa tem a pele seca e não é adolescente, evite todos os tipos de sabão. Estes eliminam os óleos naturais da pele. Tome banhos em banheira ou chuveiro com menos freqüência do que o habitual (talvez duas vezes por semana). Evite os sabonetes comuns, os detergentes e os banhos de espuma.
Para os adolescentes compre um sabonete especial para pele seca que deverá ser usado apenas nas axilas, genitais e pés. Não ensaboe as áreas pruriginosas. Não faça espuma (a parte exterior dos braços amiúde é afetada por esta razão). É necessário enxugar bem.
2. Loção lubrificante para pele seca
Compre um frasco grande de creme lubrificante (especial para mãos). Aplique o creme para mãos a todas as áreas secas ou com prurido várias vezes ao dia, especialmente após o banho. Provavelmente deverá continuar fazendo isto durante todo o inverno. Se o prurido continuar após 4 dias, use um creme a base de hidrocortisona a 1% durante uma semana, o qual pode ser comprado sem receita.
3. Umidificador
Se os invernos são secos, mantenha em funcionamento contínuo um umidificador de ambiente. Se houver eletricidade estática em casa, o ar poderá ficar muito seco. No clima frio, a criança deve usar luvas quando estiver fora de casa para proteger-se contra a rápida evaporação da umidade das mãos.
4. Óleos para banho
Não há muito sentido em pôr óleos na água utilizada para tomar banho, já que quase todos óleos vão pelo ralo e também fazem com que a banheira fique escorregadia e torne-se perigosa. Se preferir óleo, (em vez da loção para mãos), aplique-o imediatamente após os banhos. O óleo para bebê (óleo mineral) é barato e evita a evaporação da umidade da pele.
5. Pomadas para pele rachada
Mesmo as rachaduras profundas que tenham sido problema durante muitos anos podem ser curadas em aproximadamente 2 semanas se as mesmas forem recobertas diariamente com uma pomada (tipo vaselina). Se a rachadura parece estar infectada, use pomada de antibiótico (cuja venda não requer receita). Aplique a pomada quatro vezes ao dia. Se cobrir a pomada com um curativo (tipo Band Aid), meias ou luvas, o processo de cura pode ser mais rápido. Para os lábios rachados você pode aplicar com freqüência um bálsamo para os lábios.
Procure ajuda médica se:
- Não houver melhora em 2 semanas.
- As rachaduras apresentarem uma secreção amarela (pus).
- Tiver outras perguntas ou preocupações.
Comentários