18/10 - Aplicativos dão informações pessoais de usuários do Facebook
O site de relacionamentos Facebook se deparou com um novo imbróglio de privacidade, segundo uma reportagem publicada pelo diário econômico norte-americano "Wall Street Journal" neste domingo (17).
Segundo a publicação, muitos dos aplicativos populares na rede social têm transmitido informações de identificação (acesso a nomes de pessoas e, em alguns casos, o nome de seus amigos) a dezenas de companhias de propaganda e empresas de rastreamento na internet.
Aplicativos são softwares que levam usuários do site a jogar games ou compartilhar interesses afins com demais usuários. O "WSJ" identificou que os dez aplicativos mais populares no Facebook estavam transmitindo dados de usuários para companhias fora do site.
Dentre eles, estão o FarmVille, com 59 milhões de usuários, e o Texas HoldEm Poker.
O "WSJ" diz ainda que o problema afeta dez milhões de usuários de aplicativos do Facebook , o que inclui pessoas que mantêm seu perfil completamente privados.
A prática, diz o jornal, vai em rota de colisão com as regras do Facebook, e levanta questões sobre a capacidade do site em manter as informações sobre atividades dos usuários identificáveis.
Não está claro, entretanto, o tempo que a prática está em atividade.
"Uma identificação de um usuário do Facebook pode ser inadvertidamente compartilhada por browser de internet ou por aplicativos", disse um porta-voz do Facebook.
"O conhecimento de uma identificação de usuário não permite acesso a informações privadas de qualquer um no Facebook", afirmou ele, acrescentando que a companhia introduziria uma nova tecnologia para conter o problema identificado pelo jornal norte-americano.
Comentários