A banana é um alimento altamente consumido por atletas por ser uma ótima fonte de energia e potássio, que alivia problemas musculares como cãibras e evita lesões. A banana é uma fruta que pode e deve ser inserida na dieta, pois além de fornecer energia é um ingrediente naturalmente doce e, por isso, pode ser usado para adoçar shakes e outras sobremesas.

O bolo de banana é uma iguaria com um sabor peculiar e que agrada a maioria dos paladares. A banana combina muito bem com canela, maçã e outros ingredientes e, por isso, pode ser uma receita interessante para saciar aquela vontade de doce de vez em quando, sem sair do controle da dieta. Para tornar a receita ainda mais funcional você pode procurar adicionar cereais e sementes à receita, visando aumentar seus valores nutricionais. Mãos à obra!

Ingredientes:

240 g de farinha de trigo integral;

2 colheres de sopa de margarina light;

1 ovo orgânico;

2 colheres de sopa de leite desnatado;

160 g de açúcar mascavo;

3 bananas nanicas maduras amassadas;

3 colheres de chá de fermento em .]

Modo de preparo:

Acenda o forno em temperatura média. Enquanto o forno pré-aquece, bata o açúcar mascavo e a margarina em uma batedeira até formar uma farofa. Então adicione os ovos, as bananas amassadas e bata novamente até que se incorporem. Então adicione a farinha integral, o leite e, por último, o fermento mexendo delicadamente até dissolver. Despeje essa massa em uma assadeira com um furo no meio ou retangular untada ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos ou até dourar. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e sirva.