Por Christina Ferraz Musse

Tem coisas que fazem a gente feliz... Todo mundo sabe disso. Mas, hoje, resolvi fazer uma lista de coisas que me deixam alegre e que colocam mais luz no meu dia-a-dia. A idéia, confesso, não é nova. Rubem Alves apresenta uma lista dessas pequenas preciosidades, no seu livro Concerto para corpo e alma, reproduzindo a lista primeira, que é de autoria do Otávio Roth, autor do livro Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz. Resolvi colaborar com os dois autores e também idealizar a minha lista. (Sugiro que todos nós tenhamos sempre a mão uma lista de coisas gostosas para a gente olhar naqueles momentos em que achamos que nada tem graça ou que tudo vai dar errado! ).

Resolvi também relacionar aos nossos sentidos as coisas que me deixam feliz: olhar, olfato, gosto, audição, tato, porque, afinal, é através, basicamente, dos sentidos, que deixamos fruir o prazer. Então, aí vai a lista, que começa pela visão:

Céu azul, sem nuvem nenhuma

pôr do sol, na montanha ou no mar.

Estrela cadente

ipê roxo

sorriso de amigo

passeio ao luar.

Cheirinho de alho frito

pãozinho saindo do forno.

Terra molhada

perfume francês

jasmim no telhado

charuto de avô.

Dormir com barulho de chuva

lenha crepitando na lareira.

Revoada de maritacas

papo-furado contação de histórias

novidades de última hora.

Petiscos e aperitivos

comida quentinha no inverno.

Fogão à lenha

café forte

chopp gelado

rapa do tacho.

Cafuné no pescoço

massagem nas costas.

Beijo roubado

vento no rosto

sol bronzeando o corpo

banho quentinho.

Sem dúvida, a lista poderia ser acrescida de muitas e muitas outras coisas que me deixam feliz. Esta é só uma prévia. Na verdade, acho que serve mesmo para eu ter certeza de que as coisas que me dão prazer não estão longe, nem custam tão caro assim. Basta que eu esteja disponível, que eu esteja aberta, para que elas aconteçam e me deixem feliz.

Christina Ferraz Musse