Somos amigos do peito... pra valer!
Há umas semanas atrás, falei sobre as amizades que ficam registradas nas fotografias (se não leu, está aqui: https://www.oclick.com.br/caderno.php?id=2553). Hoje, vou voltar um pou-co no assunto, mas dessa vez indoindo além das fotografias antigas.
Neste último fim de semana de Outubro viajei para o Espírito Santo para um encontro de velhos amigos do meu pai. Foram uns trinta rapazes, na idade do Condor (com dor aqui, com dor ali, rsrsrs), todos com mais de 75 anos. Essa turma, que se formou há 56 anos, se encontra anualmente em uma cidade diferente para matarem as saudades e relembrarem histórias dessa longa trajetória. (E eu, de tanto que vou nesses encontros e, já virei era mascotinha da turma, e agora sou a fotógrafa oficial!, hehehe.)).
Este ano escolheram Vitória por um motivo muito bonito: um dos amigos (que por sinal or-ganizou uma festa linda com a ajuda da esposa e das filhas) tem restrições médicas com passeios e viagens e já não ia às reuniões há uns anos. Mas sendo na cidade em que mora, ele poderia participar e aproveitar da farra tranquilamente. Resultado? Bora todo mundo pra Vitória! Teve gente de outras cidades do Sudeste, mas também alguns do Nordeste e do Sul! E alguns, mesmo com algumas limitações físicas, fizeram questão de ir. Além deles, estavam as esposas (algumas eram namoradas na época de formatura. Inclusive, um deles comemorou 55 anos de casamento durante as festas), alguns filhos e netos. Mas o emocio-nante mesmo é ver essa turma de jovens rapazes setentões se divertirem como se tivessem 20.
Eu também entrei na onda de rever velhas (mas jovens!) amigas: revi amigas de infância, que não encontrava há mais de 20 anos, e um casal da época da faculdade (que não sei mais quanto tempo não via, nem os filhos encantadores deles eu conhecia!).
Curiosamente, na semana anterior, foi lançado o site oficial do Vinícius de Moraes, em co-memoração aos seus 100 anos. O site reúne textos, músicas, áudios e vídeos do Poetinha (veja aqui: www.viniciusdemoraes.com.br) e, enquanto eu fuçava lá pra conhecer, cheguei no Soneto do Amigo (www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/soneto-do-amigo). Perfeito!
Acabei refletindo (num lugar muito chato, de frente pra praia, ouvindo o mar, bem a cara do Vinícius, hehehe) sobre minhas amizades, espelhadas nas do meu pai. A gente se comunica sempre, sabe das notícias, sabe onde está, pra onde viajou (Viva o Facebook!!!) e isso é bacana. Ainda mais com aqueles amigos que moram longe e você não tem como encontrar sempre. Mas, ó, nada substitui um abraço apertado de saudades, sentar numa mesa, jantar juntos, bater papo, saber o que pensa (de verdade, não só aquelas imagens bonitinhas ou reclamonas que a gente compartilha nas redes sociais), o que planeja da vida, conhecer os filhos... Isso tudo, por mais que a gente possa fazer aqui na web, não tem o mesmo valor de quando se é ao vivo. Eu saí de Vitória com a alma lavada e o coração muito feliz!
Então, faça de tudo para conseguir estar com os seus amigos. Não só pra tirar as fotos, que servem para se lembrar deles quando estiverem longe, mas também para estar perto, abra-çar e cantar todas as vezes que se encontrarem: Somos amigos do peito, amigos pra valer!
(Garanto que você cantou que nem o Balão Mágico, né? Aproveita e canta a música toda: www.youtube.com/watch?v=9Jp93Y9H0FM)
Natália Lott é arquiteta, publicitária e light designer por formação, fotógrafa por vocação e escritora por intuição.
Pesquisa a luz, as cores e seus efeitos na arquitetura, na comunicação e na fotografia; trabalha com fotografia institucional e conceitual.
Contato: about.me/natalialott
Tweet
Comentários