Por Talita Magnolo

Eu me peguei pensando essa semana sobre o Carnaval... O feriado mais esperado de todos e sem falar na variedade de comemorações que acontecem em todo o páis e que atrai olhos estrangeiros para nossos costumes. Foi que eu me perguntei: qual é a origem do Carnaval, de onde venho essa ideia?

Pois bem, como uma curiosa nata, fui procurar e descobri muitas coisas legais!

Vocês sabiam que o Carnaval teve sua origem na Grécia nos anos 600 antes de Cristo? Pois é, e eles usavam essa data para fazer cultos em agradecimento pela fertilidade do solo e pela produção.

A comemoração passou a ser adotada pela Igreja católica só no ano de 590 depois de Cristo. O termo Carnaval vem da expressão 'adeus á carne' ou do latim 'cerne vale' que está diretamente ligada aos deleites do prazer. Foi inclusive por causa disso que a Semana Santa só acontece 40 dias depois do Carnaval.

Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festas populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com sua cultura e costumes. O carnaval de hoje, com desfiles faraônicos e  fantasias espetaculares é produto da sociedade vitoriana do século XIX.

Foi na cidade de Paris que nasceu a festa carnavalesca que hoje é importada por vários países, inclusive o Brasil. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro tiravam inspiração do carnaval parisiense para melhorar suas festas carnavalescas. Um dos carnavais mais famosos do mundo, é o Carnaval de Veneza, esse por sua vez é muito mais sofisticado porém, carrega consigo o luxo e as fantasias elaboradas.

Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo. O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo, olha só que legal! Em 1995, entrou para o livro também o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.