A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início, nesta semana, a um importante e inédito trabalho de análise de demanda do transporte coletivo urbano da cidade: a pesquisa de embarque e desembarque. A ação consiste em uma observação técnica das imagens das câmeras de 188 ônibus urbano em viagens realizadas durante todo um dia. Os 12 pesquisadores contratados e treinados pela Settra vão observar, pelos registros, exatamente quantas pessoas embarcaram e quantas desembarcaram em cada ponto do itinerário, verificando o saldo de usuários e, consequentemente, a lotação dos veículos. Com isso, a Prefeitura poderá saber quais são as linhas, os trechos e os momentos em que os ônibus são mais demandados, levantamento que será útil para ações de melhorias do sistema.

De início, os profissionais, que são estudantes do curso técnico de transporte e trânsito, vão analisar as imagens de 83 coletivos. Neste primeiro grupo serão utilizadas as imagens capturadas no início de dezembro de 2011. Já em fevereiro, as imagens de outros 105 carros serão estudadas. Assim, a amostra a ser analisada atenderá, ao todo, 180 das 220 linhas da cidade, conseguindo abranger todos os bairros de Juiz de Fora.

De acordo com a chefe do Departamento de Transporte Público, Andréa Júlia Santos, os vídeos a serem observados neste trabalho, que tem duração prevista de quatro meses, são os capturados entre 6h e 10h, e entre 16h e 20h, horários de pico do serviço. Já os dias a serem estudados vão de terça a quinta-feira, os quais representam com mais precisão a utilização média dos coletivos.

O secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, acrescenta que esta pesquisa, juntamente com as câmeras, a bilhetagem eletrônica e o GPS (em processo de avaliação), será essencial para tornar mais eficaz o gerenciamento do sistema. “Este estudo quantitativo nos permitirá conhecer exatamente as linhas mais demandadas, os trechos e horários em que isso ocorrer. Além disso, saberemos exatamente o número de passageiros que utilizam o benefício da gratuidade, uma vez que eles não são obrigados a passar pela roleta e, por isso, nem sempre são registrados na bilhetagem eletrônica”, explica.

Investimento em câmeras

Esta ação está sendo facilitada graças à implantação de câmeras em toda a frota de ônibus da cidade, trabalho a ser concluído em janeiro de 2012. Originalmente, este trabalho é feito em campo, o que exige maior número de profissionais envolvidos e extensão de prazo.

No entanto, cada um dos 571 coletivos que circulam no município estão ganhando quatro câmeras filmadoras com gravadores de imagem digital. Três destes equipamentos são capazes de fazer imagens internas dos veículos e um deles é voltado para a parte externa do mesmo, o qual está apto a filmar a imagem vista pelo motorista durante o percurso do ônibus. Esta última câmera permite que os técnicos da secretaria observem todos os detalhes do percurso do ônibus, como o trânsito enfrentado pelo motorista, as solicitações dos passageiros nos pontos de ônibus e o cumprimento de itinerários e horários, por exemplo, já que as imagens são acompanhadas da marcação de data e hora.

Já a localização das câmeras internas são as seguintes: a primeira está localizada em frente ao espaço onde ficam os cobradores, oferecendo imagens desta lateral do veículo; outro equipamento fica na parte superior da área traseira do ônibus, com possibilidade de fazer imagens de todo o ambiente; e a terceira câmera está localizada sobre o motorista e voltada para o interior do ônibus.

Com a instalação destes equipamentos, as empresas atendem à regulamentação prevista no Decreto 10.695, publicado no dia 24 de março de 2011. Todo o investimento nesta tecnologia é de responsabilidade das empresas, e não pode ser repassado ao cálculo da tarifa.

GPS em ônibus

Neste mês, a PJF encaminhou à Câmara Municipal, para apreciação, a Mensagem 3.962, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de GPS nos veículos do transporte coletivo urbano. O projeto de lei de autoria do Executivo tem o objetivo de permitir que a Settra possa contar, já no ano que vem, com mais uma ferramenta para ser utilizada em benefício do serviço de ônibus municipal.

A tecnologia do Sistema de Posicionamento Global permitirá que a secretaria tenha melhores condições de fiscalizar o cumprimento de horários e itinerários, por exemplo, uma vez que o equipamento, a ser instalado em toda a frota, emite para uma central de controle, em tempo real e via web, a posição de cada coletivo. Tais informações também serão úteis para aperfeiçoar a gestão do transporte e do trânsito na cidade, pois será possível observar onde estão os pontos e horários de maior retenção. Além disso, o sistema de GPS permite a redução do tempo de reação a um incidente em campo, como acidentes e quebras de veículos, por exemplo.