A celulite vai continuar sendo por mais um bom tempo a principal inimiga de mulheres e de homens. Afinal, ainda não surgiu um produto capaz de acabar com o problema.

O que é a celulite?

É o acúmulo de gordura nas células dos tecidos, formando nódulos, furinhos e até manchas, ficando com um aspecto de casca de laranja. A celulite ocorre devido a muitos fatores, como hereditariedade, alterações hormonais e problemas circulatórios. Outros fatores podem agravar ainda mais o problema, como alimentação inadequada, a falta da prática de exercícios físicos, o fumo e o estresse.

A celulite tem cura?

Ainda não se encontrou um produto 100% eficaz no combate à celulite. O que se pode fazer é amenizar o problema, com tratamentos.

A celulite atinge cerca de 92 a 95% das mulheres. Não é à toa que as indústrias de cosméticos vêm pesquisando para criar um produto eficaz contra a celulite, e já existem alguns cremes e loções com princípios ativos que tentam combater e evitar a celulite.

O melhor remédio ainda é a prevenção, combatê-la no início também pode trazer ótimos resultados.

Veja algumas dicas:

A alimentação influencia muito no aparecimento da celulite. Evite as frituras, refrigerantes, açúcares e principalmente pare de fumar, pois a nicotina tem ação vaso-constritora dificultando a circulação do sangue provocando o acúmulo de gordura nas células. Dê preferência aos cereais, fibras, proteínas, respeite os horários de alimentação evitando o pulo das refeições.

Nunca coma demais certo tipo de alimento e nem de menos: dê ênfase à dieta do "quanto mais colorido melhor". Você deve comer bastante verduras e legumes, ingerindo vitaminas e sais minerais que ajudam no combate da celulite.

Pratique exercícios regularmente no mínimo três vezes por semana, pois ajudam a melhorar a circulação e contribuem na dissolução dos indesejáveis nódulos.

Tratamentos:

Eletrolipoforese: Usa-se um aparelho que gera uma corrente elétrica suave alterando as células gordurosas. Essas células perdem a capacidade de reter a gordura que é liberada para ser consumida. Necessita o uso de agulhas muito finas que são descartáveis e semelhantes às usadas em acupuntura.

Eletromioestimulação: Grupos musculares pouco trabalhados onde ocorre um acúmulo maior de gordura são estimulados através da estimulação muscular isométrica eletrônica. Estes métodos são importantes auxiliares no controle da celulite e da gordura localizada, portanto, melhoram o contorno corporal.

Drenagem Linfática: Espécie de massagem que facilita o escoamento do líquido linfático (que fica entre as células e é rico em gorduras) até os gânglios linfáticos, que o drena para a circulação. Este procedimento é muito útil no tratamento da celulite. Pode ser utilizadas equipamentos para esse fim ou feitos de forma manual por um especialista.

Ultra-som: Usado no tratamento de celulite de baixo volume. Suas ondas penetram na pele e agitam fortemente as partículas de água da região, que colidem com as células gordurosas provocando a sua eliminação.

Produtos usados para combater a celulite:

Centelha asiática: substância obtida do caule e das folhas. Tem ação reguladora do tecido, melhorando as condições das fibras elásticas da pele.

Ginkobiloba: Dentre as suas qualidades, melhora a circulação sangüínea e age como antioxidante, combatendo os radicais livres.

Elastina e Colágeno: Possui propriedades hidratantes e nutritivas estimulando a formação de novas fibras.

Os americanos desenvolveram os path adesivos, com um sistema terapêutico transdérmico que permite a liberação dos princípios ativos através dos tecidos. Dá bons resultados, mas ainda não a cura.