Obras na Avenida Independência
Na manhã desta quarta-feira, 31, foram iniciados os serviços para a etapa final das obras de reurbanização da Avenida Independência, no trecho situado entre o Viaduto do Lacet e o Pórtico Sul da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As equipes a serviço da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) fizeram o deslocamento do maquinário e caminhões e marcação da área que será fresada neste primeiro momento, entre o Viaduto do Lacet e Rua Vicente Beghelli. Com a mobilização, metade da pista de descida, sentido UFJF/Centro, permanece interditada. Nesta quinta, 1º de setembro, os trabalhos terão prosseguimento com a remoção do asfalto antigo para posterior reforço do subleito, construção de nova base e asfalto novo. Na próxima semana, as equipes já irão trabalhar nas intervenções para alteração de circulação no pórtico da UFJF.
A região, que recebeu serviços de drenagem e ganhou ligações subterrâneas para atender uma instituição particular, receberá, agora, novo asfalto. Também será feita urbanização dos canteiros centrais. As intervenções vão além: as equipes da PJF vão promover medidas para a reestruturação do trânsito neste trecho, permitindo a ampliação da capacidade de tráfego da região e organização do fluxo de veículos e pessoas, conferindo, assim, mais segurança a motoristas e pedestres.
Entre esta quarta-feira, 31, e o próximo domingo, dia 4 de setembro, haverá interdição parcial do trecho, com apenas uma pista de descida em funcionamento. A previsão é que a partir da próxima segunda-feira, 5, a pista de descida entre o viaduto e a Rua Vicente Beghelli fique totalmente interditada. Por isto, a faixa de sentido inverso funcionará em mão dupla.
Após esta etapa, os trabalhos seguem acima do cruzamento com a Rua Vicente Beghelli. Neste trecho, uma faixa de rolamento será acrescentada na Avenida Independência no sentido UFJF/Centro e outra no sentido inverso. Desta forma, entre o portão da Universidade e a intercessão com a Rua Vicente Beghelli, a avenida contará com três faixas em cada sentido, sendo uma de acomodação para veículos que queiram acessar a Vicente Beghelli e outra de acomodação para aqueles que buscam acessar a Avenida Eugênio do Nascimento (antiga Estrada Dom Orione). Hoje, a Avenida Independência conta com duas faixas em cada sentido.
Além da ampliação das pistas, o projeto prevê a instalação de semáforos para organizar o fluxo de quem sai e para quem entra no campus, e um outro equipamento na Avenida Eugênio do Nascimento para os veículos que quiserem acessar a Independência e para os que fizerem a conversão para a Universidade (este movimento hoje é proibido). Desta forma, serão três tempos semafóricos e um outro tempo para pedestres. Outros quatro equipamentos devem ser instalados próximo ao cruzamento com a Rua Vicente Beghelli. Serão dois no sentido UFJF / Centro, sendo um para quem quiser acessar a rua que dá acesso ao Bairro Dom Bosco (cortar a Independência) e outro para quem seguir na Independência. No sentido inverso, os aparelhos serão instalados na Avenida Independência antes da Rua Vicente Beghelli e outro na própria rua.
Com cerca de três quilômetros de extensão, a Avenida Independência é um dos mais importantes corredores de tráfego da cidade, interligando regiões e servindo de acesso à rodovia BR-040. Com as obras de substituição do pavimento desgastado, a PJF entrega à população pistas novas, o que reflete diretamente na segurança do trânsito e, consequentemente, na qualidade de vida. Com esta iniciativa de reurbanizar os principais corredores de tráfego da cidade, incluindo outras vias como Santo Antônio e Olegário Maciel, a PJF está cumprindo um compromisso assumido com a população de melhorar a infraestrutura e o sistema viário da cidade.
*Informações com as assessorias de Comunicação da Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403 ramal 227, e da Secretaria de Transporte e Trânsito, pelo 3690-7599.
SECRETARIA DE OBRAS
Comentários