De acordo com o boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde, até essa segunda-feira, 1º de agosto, foram imunizadas no município 98,06% das 37.096 crianças previstas para receberem as doses contra o sarampo. Do total de doses administradas, 5.234 representam público-alvo com idade de seis anos, correspondendo a 85,15% das 6.147 crianças determinadas para a imunização. As equipes volantes seguem com os trabalhos de busca ativa em creches e pré-escolas, até a próxima sexta-feira, 5, com objetivo de vacinar aquelas que ainda não compareceram aos postos de imunização.

A vacina contra o sarampo também está disponível em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; e no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), das 8h às 12h e das 13h às 17h. “Cabe ressaltar a importância de uma cobertura vacinal alta e homogênea na cidade. O vírus que causa o sarampo ainda circula em alguns países europeus, por isso é imprescindível que as nossas crianças estejam imunizadas”, explica a enfermeira do DVEA, Maria Hélida de Almeida. Por isso ela faz um alerta a pais e responsáveis para estar atentos à vacinação das crianças com idade de seis anos. “Ainda que estejam com o esquema vacinal completo, devem receber nova dose”, finaliza.

Em Juiz de Fora, o último surto de sarampo aconteceu em 1998, entre acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, foram 18 casos notificados. Em 2011, municípios de oito estados - Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas - distribuíram doses da vacina Tríplice para crianças de um ano a seis anos incompletos. A Tríplice Viral ou Triviral é capaz de proteger o ser humano contra sarampo, rubéola e caxumba (Vacina SRC). A aplicação da vacina, que é composta por vírus atenuados da doença, é feita em uma só dose aos 15 meses de idade, além de um reforço aos cinco anos.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE