A Associação de Artesãos de São Mateus é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio e condições de trabalho aos artesãos da cidade e região. Para isto a associação mantém a Feira de Artesanato que funciona aos sábados à Praça Jarbas de Lery (Pracinha de São Mateus).

As barracas pertencem à associação, eram vinte, no início, atualmente são em número de trinta.
Para participar, o artesão interessado deve levar uma amostra de seu trabalho para avaliação da coordenação. Esta avaliação é feita aos sábados, na própria Feira. Aprovado o trabalho e havendo vaga, o artesão tem quatro sábados para participar em experiência gratuitamente. Após este período o artesão se associa e passa a pagar mensalidade à associação. O quadro de associados é limitado ao número de barracas, mas como foi dito, a Feira está em permanente expansão.

O artesão não precisa investir em barraca ou em qualquer outro gasto para trabalhar na Feira, pelo contrário, dispõe de quatro semanas para desenvolver seu trabalho. Além deste apoio, a Associação ainda mantém um ponto de exposição e venda dos trabalhos em sua sede à Rua Candido Tostes, 156 - São Mateus 135 que funciona com o trabalho voluntário dos associados.

A associação mantém o site na internet e ainda oferece ao artesão a possibilidade de receber pagamento pelo seus produtos através de cartão de crédito VISA. A Associação de Artesãos de São Mateus teve seu esforço reconhecido como de Utilidade Pública, através de Lei aprovada na Câmara de Vereadores. Isto é só a base do trabalho, muito ainda está sendo feito e desenvolvido. O projeto é bastante ambicioso. Temos que dizer ainda que a cidade de Juiz de Fora não desenvolve um trabalho artesanal típico, mas possui uma diversidade de técnicas muito grande. Talvez seja essa a sua característica típica, e isto pode ser observado em na própria feira que possui fantoches e bonecos, enxoval de cama mesa e banho e bebê, ambientes em miniatura, porta-retratos, roupas, crochê, tricô e muito mais com muita qualidade e preços incríveis.

Se você tem uma folguinha aí no sábado, vá conhecer a feira e certamente vai se espantar com a qualidade e diversidade dos trabalhos.

Caso queira dar uma espiadinha antes de visitar a feira, acesse o site: http://www.artesanatojf.com.br/