A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Obras (SO), dá sequência às obras de construção do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos Nazaré Campos. Nesta etapa dos trabalhos, as equipes da empresa contratada pela PJF para executar os serviços, Ribeiro Alvim Ltda., executam a montagem de ferragens para a concretagem da segunda laje das arquibancadas, além da finalização da construção do prédio que abrigará os vestiários. Conforme destacou o subsecretário de Coordenação e Projetos da SO, Francisco Vicente Cesário, também nesta fase das obras, as equipes trabalham na construção do último dos seis pilares que darão sustentação à cobertura do ginásio, os chamados "gigantes”. Para a construção do poliesportivo, uma das grandes obras do Programa Nova Juiz de Fora, estão sendo investidos R$ 14,5 milhões. Atualmente, o canteiro de obras conta com cerca de 60 funcionários, entre setores operacionais e administrativo.

As equipes de engenharia da Subsecretaria de Coordenação e Projetos da SO fazem o acompanhamento e a fiscalização do empreendimento. Localizado em terreno no entorno do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o ginásio poliesportivo foi projetado para garantir conforto, acessibilidade e segurança para os usuários. O projeto, concebido pelo arquiteto Leonardo Soares de Paula, da PJF, possibilita total visibilidade para o público das arquibancadas, uma vez que a quadra terá dois metros de rebaixamento em relação aos primeiros assentos. O interior vai contar com amplo e moderno vestiário, com salas de fisioterapia, de aula e para acompanhamento médico, além de academia de ginástica e depósito de materiais desportivos. Em um dos blocos da edificação, haverá espaço destinado ao setor administrativo, com salas, sanitários públicos e praça de alimentação.

Aproveitando o formato de concha do ginásio, o projeto inclui a construção de um palco, na parte externa, voltado para o estacionamento. A cobertura, em estrutura metálica, será erguida com um vão de 90 metros. Outra novidade é a cobertura termoacústica: além de evitar a elevação da temperatura interna, este tipo de dispositivo inibe a expansão do som para o exterior do ginásio, garantindo o conforto tanto de quem estiver dentro, quanto dos moradores do entorno. Todo o ginásio foi projetado com acessibilidade para as pessoas com deficiência, inclusive os dois mezaninos que vão ficar sobre as arquibancadas - um que vai servir de cabine para rádios e TVs e outro de camarote.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403, ramais 227 ou 315.