Contra a pólio e o sarampo – Vacinação segue até a sexta-feira
A Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo segue, em Juiz de Fora, até a próxima sexta-feira, 1º de julho. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), até o momento, foram imunizadas 25.450 crianças contra a paralisia infantil e 27.470 crianças contra o sarampo. Os números correspondem a 84,60% e 76,10% do público-alvo estimado a receber as doses, respectivamente. As equipes volantes permanecem com os trabalhos de vacinação em áreas descobertas e localidades do município onde a Secretaria de Saúde considerar necessária sua intervenção, garantindo, assim, uma melhor cobertura vacinal. O itinerário destes grupos para esta terça-feira, 28, pode ser conferido em esquema abaixo. A segunda etapa de imunização contra a paralisia infantil inicia no dia 08 de agosto, e contra o sarampo segue até 22 de julho.
Durante a campanha, estão previstas para receber as duas gotinhas contra a paralisia infantil 30.082 crianças com idades entre zero e cinco anos, além de 36.097 crianças para a administração da Triviral. As vacinas estão disponíveis em todas Uaps, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no DSCA, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e na Policlínica de Benfica, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A exceção acontece às quintas-feiras, quando o expediente nas Uaps é finalizado às 15h, devido ao curso de educação permanente que os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) participam toda semana. É necessário que pais ou responsáveis pela criança estejam munidos do cartão vacinal.
Esquema para as equipes volantes, nesta terça-feira, 28:
Equipe 1: Policlínica de Benfica – entre 08h e 17h;
Equipes 2 e 3: Calçadão da Rua Halfeld (em frente ao Cine Theatro Central) – 09h às 17h
Equipe 4: Morro da Glória: Instituto Vianna Júnior – Avenida dos Andradas, 415 - 08h às 17h
Equipe 5: PAM Marechal – entre 08h30 e 17h.
Poliomielite e sarampo
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. A poliomielite é uma doença que pode deixar a criança paralítica, muitas vezes tendo que se locomover, para o resto de sua vida, em cadeira de rodas. Já o sarampo – de natureza viral – é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida diretamente de pessoa para pessoa por meio das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar. As complicações mais comuns da doença podem desencadear infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE
Comentários