Os pequeninos e o sexo
Por Regina Racco
Recebi essa pergunta por e-mail
"Gostaria de Fazer uma pergunta: Hoje presenciei uma cena dos meus sobrinhos os dois com apenas 3 anos cada um se acariciando, com tão pouca idade eles já sentem prazer como explicar que eles não podem fazer isto eu bati neles mas não sei se isso vai adiantar, o que posso fazer? "
Para essa tia aflita e para todos que possam passar por uma situação assim, respondo que sempre a pior opção será castigar as crianças.
Crianças se excitam sim e é normal que busque o prazer, tocando-se, e quando em contato com outro coleguinha, toca-lo também, nesse caso menos por excitação e mais por curiosidade.
É importante para pais e todo adulto que se encontra n papel de educador, que busque orientação, uma boa conversa com o pediatra ou com um psicólogo e certamente se sentirá seguro para agir corretamente.
Uma boa sugestão é sempre que sentir que a criança está dispensando uma atenção excessiva aos seus genitais ou ao de seu coleguinha, tirar sem alarde a criança dando a ela outra atividade, incentive-a pintar, jogar, leve-a para brincar ao ar livre. Não grite, NUNCA bata nessa criança, preserve-a contra qualquer agressão que longe de desestimula-la somente irá fazer com que sua atenção fique mais aguçada. Porque é proibido? Ela não deixará de praticar o seu toque, apenas o fará escondido. Isso alem de todo o mal que poderá resultar daí quando mais tarde alcançar a adolescência e a idade adulta. Essa criança já registrou que sexo é pecado, é feio, se faz escondido e causa dor.
Exatamente o que não queremos. Já nos basta a multidão de adultos totalmente perdidos quando se refere ao sexo e a vida amorosa. Basta conceder um pouco de atenção aos próprios sentimentos e logo nos lembramos de nossa infância e de como em algumas situações fomos tão mal orientados.
Papais e mamães, não se acanhem em buscar maiores informações, sejam mais do que educadores de seus filhos sejam amigos e protetores, essa é a hora para moldar caráter, não permitam que o desconhecimento possa gerar enganos e erros capazes de atingir o seu filho.
Principalmente, entender que os pequeninos são espontâneos e que alguns gestos que possam escandaliza-lo, não tem para eles o mesmo significado e a mesma importância que para você.
Informação de boa qualidade, essa é a sua garantia para auxilia-lo com relação a educação de seus filhos, esses pequeninos anjos que tantas alegrias nos trazem mas que não devemos esquecer que são, alem de anjos, seres humanos e que nos são confiados e portanto, devemos fazer o melhor, legando ao mundo pessoas capazes de melhorar nosso planeta, gerando maior equilíbrio, bondade e amor. Eles são o futuro e é nossa vez de trabalhar para que eles tenham ótimos exemplos e subsídios para um crescimento saudável. Nossa recompensa? A felicidade de ter ao nosso lado filhos amigos saudáveis e confiantes.
Por Regina Racco que é shiatsuterapeuta e trabalha com a técnica de Pompoarismo para mulheres e homens desde 1993.
www.pompoarte.com.br
Comentários