21/03 - SAA participa de audiência pública sobre comércio clandestino de carne
Na tarde desta segunda-feira, 21, foi realizada, na Câmara Municipal, uma audiência pública convocada pelo vereador Noraldino Júnior (PSC) para discutir o tema “O comércio clandestino de carne”. A audiência contou com a presença do secretário de Agropecuária e Abastecimento, Airdem Gonçalves de Assis; do representante do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luciano Puga; e da secretária de Atividades Urbanas, Sueli Reis.
O secretário Airdem Assis ressaltou as ações que a SAA vem desenvolvendo para combater, supervisionar e educar as empresas e a população dos riscos e da importância de se fiscalizar o abate clandestino de animais. “Estamos visando fortalecer a nossa equipe do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e buscando estar atualizados com as doenças e tecnologias que surgem. Além disso, estamos alertando o consumidor e os municípios vizinhos para que eles estejam dentro da legislação”, destacou Assis.
O secretário disse, ainda, que pretende criar um laboratório de zoonoses inspecionado pelo IMA e com o apoio da Secretaria de Saúde. “Estamos alertas à qualidade do leite e seus derivados, com programas como o Programa de Aumento da Produção e Qualidade do Leite - Proleite II, recém reformulado pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento”, acrescentou o secretário.
Outro ponto que Airdem Assis destacou na audiência pública foi a importância da educação sanitária para dar melhor qualidade de vida à população. “É necessário não só conscientizar os produtores e as indústrias, mas também o consumidor, para não acreditarem na falsa idéia de que tudo que vem direto da roça é bom para o consumo.”
Durante a audiência o representante do IMA, Luciano Puga, fez exposição sobre a fiscalização e inspeção de produtos de origem animal, com uma série de imagens sobre abate clandestino, má conservação dos alimentos e falta de higiene com os produtos.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, pelo telefone 3690-1507.
SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Comentários