Juiz de Fora acaba de ganhar mais um monumento público: o Relógio Solar - Estrada Real, instalado no trevo de acesso ao Bairro Estrela Sul. O trabalho é de autoria do artista plástico Álvaro Lobo, com financiamento da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, gerenciada pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa.

Com 4m de largura e 2m de altura, a escultura foi executada em polímeros sintéticos de mármore, com formas que remetem ao barroco mineiro, tendo ao centro o triângulo da bandeira de Minas formando uma espécie de pirâmide. Na base, foi instalada uma rosa-dos-ventos em preto e branco. Quatro volutas na cor grená sustentam uma esfera azul, sobre a qual aparece o relógio de sol branco. Ao lado da escultura foram talhados dados geodésicos e a frase: “O sol ilumina, a sombra ensina”, muito comum em antigos relógios de sol.

Conforme Álvaro Lobo, “o monumento foi pensado como uma maneira de manter viva a história da cidade, que nasceu a partir da abertura do Caminho Novo, além de ser um incentivo ao interesse pela cultura”. O artista também assina um poema, transcrito para a base da escultura, em homenagem à estrada, que foi aberta no início do século XVIII para tornar mais rápida e segura a viagem entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro.

Além da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, a Empav e a Villa Construções e Empreendimentos ajudaram na execução do projeto, que contou, ainda, com apoio de Thema Veículos, Mary Milk e Farmácia Philadelphia.