Aberta no dia 15 de setembro último, a primeira exposição extramuros da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), “Doce França - Recortes da vida privada na coleção do Museu Mariano Procópio”, termina no próximo dia 30. A mostra está sendo realizada no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. Entre os dias 24 e 27, a exposição estará fechada devido ao recesso de Natal.

O agendamento das visitas guiadas e interativas pode ser realizado de segunda a sexta, durante o horário comercial, pelos telefones (32) 3690-2004 ou (32) 3690-2027. Com 253 peças de influência e origem francesas, a Doce França apresenta a vida cultural do Brasil e de Juiz de Fora no século XIX, em permanente diálogo com a França. Todas as peças foram restauradas para serem apresentadas na exposição. Algumas delas são inéditas, como objetos de toalete da família Ferreira Lage, e manuscritos de Napoleão (1809) e de Victor Hugo (1874).

Um atrativo extra da exposição é a possibilidade de o público ter contato, pela primeira vez, com cerca de 75 peças que estavam mantidas nas reservas técnicas do Museu e que, por isso, nunca foram expostas. O cenário do circuito expositivo da Doce França conta com cinco núcleos simbólicos, planejados para proporcionar ao público uma viagem pela Juiz de Fora do passado, fortemente marcada pela influência francesa.