15/12 - Eminência Parda faz pré-lançamento do primeiro DVD
Nesta quinta-feira, 16, a banda Eminência Parda realiza o pré-lançamento do primeiro DVD - Eminência Parda - Impressões de Viagem, gravado ao vivo no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). A noite de autógrafos e o coquetel, que é aberto ao público, começam às 20h, na Planet Music (Avenida Independência 1.522, Centro). O DVD tem patrocínio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Juiz de Fora, gerenciada pela Funalfa, e será vendido na ocasião a R$ 20.
O show reuniu os integrantes da banda: Edson Leão (vocal), Marcelo Panisset (bateria), Wesley Carvalho (guitarra), Daniel Goulart (guitarra), Guiley Cardoso (contrabaixo) e Luis Lima (percussão) em uma apresentação gravada em junho de 2008. O DVD contém imagens, vídeos e fotografias que ajudam a remontar toda a trajetória do grupo. Além de vários clipes e fotos da noite de gravação do DVD, o material traz fotos do primeiro desfile do Bloco Carnavalesco Parangolé Valvulado, formado por artistas da cidade e do qual os integrantes da Eminência participam.
O repertório resgatou músicas de toda a trajetória da banda, com novas versões para letras que se tornaram clássicos “underground” entre o público “eminente”, como “Tardes de Verão”, “Frio e Febre” e “Conheça o Brasil antes que ele acabe” - gravadas originalmente no primeiro CD homônimo (apelidado como “O disco da cadeira”, por sua capa).
Também ganharam um registro ao vivo “pérolas” do segundo CD “Cidade sob a Chuva”, como “Até o Fim”, “Me Livra”, “Tonto” e “Hoje pode ser”. Outras músicas que também compõem o repertório são: “Panis et Circencis”, “Tropicália”, “Parei as engrenagens”, “Roda Viva”, “Avohai, Back in Bahia”, “Vigarista do Bem”, “O Amor e Eu Quero é Botar o Meu Bloco na Rua”.
As influências do rock setentista, psicodelia e pós-tropicalismo são predominantes no som, cenário e figurinos - elaborados pela artista plástica Valéria Faria - do DVD Impressões de Viagem. Essas referências são reforçadas por algumas das releituras presentes no álbum, que já haviam feito parte do CD “Impressões de Viagem - Brasil 70”, tributo a um dos períodos que mais influenciou o som da banda e que reuniu versões feitas em diferentes momentos da estrada da Eminência Parda. O show contou com a direção de palco do ator e diretor Marcos Marinho e a direção de vídeo e edição de Léo Teixeira.
O DVD Eminência Parda - Impressões de Viagem conta com um material adicional, que disponibiliza para os fãs da banda um histórico com depoimentos dos integrantes, fotos e filmagens de época. Além dos primeiros clipes e uma gravação ao vivo do grupo no programa Léo Peixoto, nos anos de 1990, executando a música “Andar andar” e “O que eu posso te dizer” - músicas que permaneceram inéditas e que fariam parte (junto com uma série de inéditas que não chegaram a ser gravadas) do que o grupo considera “o álbum perdido” que deveria ter sido gravado ainda nos anos 90.
Comentários