O natal, para muitos a época mais encantadora do calendário, está se aproximando e, com ele, chegam também as tradições natalinas, com a celebração do nascimento do Menino Jesus. Mas você sabia que Jesus não nasceu em dezembro? É isso mesmo. Jesus não poderia ter nascido em dezembro por causa do intenso frio que faz na região de Belém, cidade próxima à Jerusalém, como também pela época de sua Anunciação, em Setembro.

Alguns aspectos da grande festa natalina são clássicos em qualquer lugar do mundo, como os enfeites, a árvore e o Papai Noel, mas, em outros, podemos encontrar tradições bastante peculiares.

Nos primeiros anos da Igreja, o Natal não era celebrado da forma com que nós fazemos hoje, entre os dias 24 e 25 de dezembro. Antigamente o nascimento de Cristo não tinha data. Foi só no ano 200 d.C que foi convencionado que a data seria dia 20 de maio. Mas em 380 d.C a Igreja de Roma, que desejava unir vários cultos pagãos à cristandade convencionou que o dia do natal seria 25 de dezembro, porque era o festival do nascimento do Sol em várias religiões pagãs. Até hoje ninguém sabe qual é a data correta do nascimento de Jesus.

O Papai Noel

A figura do Papai Noel não pode faltar no Natal, seja no Brasil ou em qualquer outro país. A tradição nos remete a São Nicolas, um homem que vivia em Myra, região da Turquia, 300 anos A.C. Nicolas era padre e jogava presentes pela janela das casas no dia de natal. É por isso que, até hoje, nos Estados Unidos, as crianças colocam meias penduradas na lareira para receber os presentes.

Árvore de Natal

A árvore de natal também é uma tradição clássica. A primeira árvore foi montada na cidade de Estrasburgo, na França, em 1605, ela transformou-se em um costume. O pinheirinho começou a ser usado na Alemanha para marcar a renovação da vida. A tradição manda desmontar a árvore de Natal no dia 6 de janeiro, dia dos Reis Magos. Assim:

• A árvore de natal é montada no dia 30 de novembro e desmontada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

• As guirlandas são presas na porta de entrada da casa e indicam a presença de Jesus naquele lar.

• Na decoração é comum ver sinos, pois representam a mensagem “nasceu Jesus”.

 Presépio

O presépio é uma tradição puramente católica e surgiu no século 13. São Francisco de Assis montou o primeiro presépio para celebrar um Natal realista. A tradição se espalhou primeiro pela Itália e, depois, pelo mundo inteiro e serve para lembrar a simplicidade no momento do nascimento de Jesus.

Os Presentes

Acredite ou não, os presentes de natal não são uma invenção capitalista, mas uma tradição que vem desde o tempo dos romanos. No fim de todos os anos, eles trocavam presentes no dia de Strenia, uma deusa pagã. Como, mesmo com a mudança de religião, o hábito não morreu, a troca de presentes continua até hoje, mas com um motivo diferente.

• As meias de natal existem devido a uma antiga lenda, em que uma família muito pobre colocou meias para secar e São Nicolau as encheu de ouro. Hoje em dia elas são recheadas de doces e guloseimas, para alegria das crianças.

Tradições de natal por países:

Suécia

Nos países escandinavos, o Natal começa a ser celebrado no dia 13 de Dezembro, dia de Santa Luzia.

Finlândia

Nas semanas que antecedem o Natal, as pessoas visitam cemitérios para homenagear os parentes falecidos.

Japão

No Japão, apenas 1% da população é cristã. O natal tem forte influência dos Estados Unidos e os japoneses mantêm quase todas as tradições dos ocidentais.

Austrália

Na Austrália, os presentes de natal são abertos apenas na manhã do dia 25.

Inglaterra

Na Inglaterra, o Natal é comemorado há mais de 1000 anos. As principais tradições são os presentes, a decoração e as músicas natalinas, mas, em 1644, a festa de Natal foi banida. O dia não deveria mais ser um feriado, as lojas deveriam abrir e todos os atos que lembrassem, minimamente, o natal eram desencorajados. Os puritanos da América do Norte, seguindo a onda da Reforma Protestante, também baniram o natal por alguns anos.

China

As casas e árvores são iluminadas com lanternas de papel. Por lá o Papai Noel é chamado de Dun Lhe Dao Ren que significa velho natal. No entanto, os chineses, em sua grande maioria, não são cristãos e, por isso, o Natal não é uma celebração tão grande por lá, ainda mais se comparado ao Ano Novo Chinês, comemorado em Janeiro.

Itália

A entrega dos presentes acontece no Dia de Reis, em 6 de janeiro. Na ceia são servidos peixes e massas. As crianças não esperam pelo Papai Noel e sim pela Befana, que entrega presentes para as boas crianças e castigo para as más. A Befana, de acordo com a lenda, negou abrigo e comida aos Reis Magos, um tempo depois ela se arrependeu, mas já era tarde e eles estavam muito longe e, por isso, até os dias de hoje, ela vaga pelo mundo procurando o menino Jesus.

Portugal

Na ceia, o prato principal é bacalhau e arroz de polvo, e para a sobremesa as tradicionais rabanadas são servidas. As crianças escolhem um local na casa e colocam um sapato, será lá que seus presentes serão colocados e só poderão ser abertos no dia 25 de dezembro. Para as crianças é servido também um pão de frutas que possui um presente dentro.

França

Por lá, os franceses visitam a casa de inimizades para se reconciliar e pedir perdão. Para brindar esse momento, eles bebem vinho. A ceia varia de região para região e os pratos são: ganso, peru com nozes, ostras e foie gras. Para a sobremesa é servido o buche, que é feito com marzipã coberto de chocolate e possui formato de tronco de árvore. Nas escolas, as crianças encenam trechos da vida de Jesus.

Polônia

Na ceia é servido peixe acompanhado de vinho branco, sopa de cogumelo, pão, doces de mel e torta com sementes de papoula, que pode ser servida apenas pela dona da casa. À meia noite, a família assiste à Missa do Galo. No café da manhã do dia 25, as carnes estão liberadas e se torna uma feliz refeição. A entrega dos presentes ocorre no dia 6 de dezembro.

Estados Unidos

A decoração das lojas e dos shopping centers são conhecidas no mundo todo por sua beleza. As casas ficam repletas de lâmpadas coloridas, bonecos de neve e guirlandas. Nas lareiras, as crianças penduram meias. Na véspera de Natal os vizinhos e amigos se reúnem para cantar “Christmas Carols” e confraternizar. Os presentes são abertos na manhã do dia 25 de dezembro. Por lá o prato típico da ceia é o peru recheado.

Algumas curiosidades sobre o Natal:

1 - O peru de natal foi servido pela primeira vez como prato principal da ceia em 1621, durante o dia de Ação de Graças, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

2 - O presépio foi uma criação de São Francisco de Assis.

3 - As bolas natalinas surgiram para substituir as maçãs que eram colocadas nas árvores de natal como enfeites.

4 – A figura do papai Noel é uma homenagem ao bispo católico São Nicolau, que presenteava crianças pobres no século IV.

5 – A frase Feliz Natal pode ser dita da seguinte forma em outros idiomas: francês - Joyeux Noel; inglês - Merry Christmas; alemão - Frohe Weihnachten; espanhol - Feliz Navidad; italiano - Buon Natale; e em polonês - Wesotych Swiat.

6 – Cerca de 40% dos brinquedos dados às crianças no Natal são quebrados em março.

7 - A Estátua da Liberdade foi um presente de natal dado pela França aos Estados Unidos.

8 – A música natalina Jingle Bells foi a primeira canção cantada no espaço, no dia 16 dezembro de 1965.

Paz na terra, entre todos os homens de boa vontade. Paz àquele que anseia crescer, evoluir, entender. Paz àquele que deseja, em cada pensamento, em cada atitude, melhorar-se. Paz àquele que mergulha, dentro do próprio ser, à busca de entendimento e de aceitação. Paz àquele que estende a mão à procura de bênçãos. Paz àquele que abençoa com alegria e pureza de coração. Paz àquele que em um sorriso traz calma, tranquilidade, equilíbrio. Paz àquele que procura ensinamentos e que o replica, neste momento único em que todos os homens se irmanam, que ao dobrar dos sinos, esteja em oração. Paz àqueles que abrem seus corações em luzes puras, amorosas, magneticamente salutares, que envolvem a Terra e permitem, neste raro momento, que ela brilhe, suspensa no espaço, girando em tons azuis, iluminando todo o infinito, abrandando aflitos... Paz, enfim, Senhor, a todos os seres que habitam este universo e que rimam amor e dor... Que a luz se faça e que refaça em todos os homens a fé renovadora, a força e a coragem, a inteligência, a razão. Que os homens se irmanem na escalada da perfeição. Que se unam em pensamento todos os de boa vontade. E que nesta noite busquem a Paz, a Paz que emana do Doce Rabi da Galileia em direção de todos nós!

Feliz Natal para todos nossos leitores e seus familiares!

Daniel Weitzel Simões
Professor de Língua Portuguesa, pós-graduado em "Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos" e Mestre em Linguística
Tweeter: @profdansimoes
Instagram: @dsprofdanielsimoes
Facebook: Daniel Weitzel Simões Juiz de Fora-MG 
E-mails: dsprofdanielsimoes@gmail.com
dsprofdanielsimoes@hotmail.com