Fisio em Evidência » Posição correta ao dormir

Ana Carla Miranda de Oliveira

Uma postura inadequada na hora de dormir pode afetar o bem-estar de uma pessoa, tanto na parte física quanto psicológica, além de atrapalhar o sono. Adotar uma posição ruim aumenta a tensão, interfere na boa circulação corporal e causa o famoso e tão doloroso torcicolo, podendo também afetar a pessoa psicologicamente devido à dor crônica, aquela que fica ali dando sinal por vários dias. Quando analisamos a postura ao dormir e detectamos se ela está causando um efeito negativo no corpo, podemos encontrar a melhor forma de corrigir a posição na cama e assim evitar uma noite mal dormida e as dores no dia seguinte. Ao encontrar uma melhor posição ao deitar, podemos minimizar a tensão nas costas, pescoço e ombros, fazendo com que o sono seja prazeroso, relaxante e revigorante.

            O mais importante a se fazer ao deitar é escolher uma posição que mantenha a coluna alinhada. Transtornos como problemas crônicos de dores de cabeça, dores nas costas, azia, apneia do sono ou cansaço podem estar relacionados à posição durante o sono, piorando tais sintomas. Por isso, a melhor posição para dormir é a de lado, seguida da posição de decúbito dorsal (de barriga para cima). No início vai ser um pouco difícil o corpo acostumar com uma dessas posições caso sejam novas pra você, mas com o tempo ele se adapta, a posição fica mais confortável e aconchegante.

Ao dormir de lado, o travesseiro que estiver na cabeça deve ter uma altura ideal, mantendo um ângulo de 90° entre o ombro e o pescoço, coloque também um travesseiro na frente da barriga para apoiar o braço de cima que está livre e outro travesseiro deve ser colocado entre os joelhos, que devem estar semi flexionados, para manter o quadril alinhado e evitar que seja necessário se contorcer todo para repousar o joelho no colchão.

Para ficar mais confortável ao dormir de barriga para cima, o travesseiro que estiver na cabeça também deve ter altura ideal para que o pescoço fique reto, coloque outro travesseiro debaixo dos joelhos para deixar as costas o mais alinhada possível. Porém, para pessoas que roncam ou têm apneia do sono essa posição não é adequada, pois ela irá agravar esses problemas.

Caso sua posição preferida ao dormir seja de barriga para baixo, deverá modificar a postura ao deitar, já que esta é considerada a pior forma de dormir. Essa posição faz com que a cabeça seja virada para a esquerda ou direita, criando pressão sobre a cervical, pescoço e ombros, aumenta a lordose lombar e faz uma anteversão do quadril, causando uma tensão nesses locais, ocasionando dores, dormência e formigamento.

É fundamental lembrar que também devemos manter a postura correta durante todo o dia como: sentar de forma correta, pegar um objeto pesado no chão de forma adequada, manter o alinhamento da coluna nos afazeres diários e entre outros, evitando dores e tensões que podem prejudicar o sono.

            Tão importante quanto de manter uma postura apropriada durante o dia e a noite é verificar as condições do colchão e dos travesseiros que utilizamos na hora de dormir. O colchão deve ser firme para que nenhuma parte do corpo afunde, perdendo o alinhamento natural, assim como os travesseiros usados, principalmente onde colocamos a cabeça. Para verificarmos se o colchão apresenta boas condições, podemos deitar nele e notar se alguma parte afunda mais que a outra e, se já for um colchão mais velho, é uma boa dica virá-lo do lado contrário. Para testarmos se os travesseiros são de boa qualidade e ainda servem para o uso, podemos apertar com uma das mãos sua superfície e soltar rapidamente, o mesmo deve voltar aos seus contornos originais rapidamente, além disso eles tem que ter a altura ideal, impedindo que haja alteração da curvatura da coluna cervical.

            Nunca se esqueça que, além de todas essas dicas citadas acima, a alimentação, prática regular de exercício físico e hábitos saudáveis de vida no geral, complementam todas as dicas e também te ajudam a ter uma excelente noite de sono.

Ana Carla Miranda de Oliveira
Fisioterapeuta
CREFITO 20780 LTT-F
Atendimento Domiciliar e na Academia Vigor (R. Dr. João Pinheiro, n° 731, Jardim Glória)
anacarlamoliveira13@gmail.com
(32) 988036923
Facebook: https://m.facebook.com/draanacarlamirandafisioterapeuta/

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